Internet é instalada nas escolas públicas para viabilizar um novo processo pedagógico, fazendo com que os alunos possam usar os laboratórios de informática para pesquisas.
A Banda Larga também é responsável por dinamizar o ensino na sala de aula, explica o secretário de Educação a Distância do Ministério da Educação, Carlos Eduardo Bielschowsky.
Carlos Eduardo Bielschowsky
"Além disso, queremos diminuir a exclusão digital que atinge, principalmente, os alunos de escolas públicas, por não terem computadores em casa. Para isso, além da banda larga, estamos colocando laboratórios de informática nas escolas e capacintando em informática mais de 300mil professores, um sexto do total, em 3.300 municipios ", afirma Bielschowsky.
O secretário informa que as escolas onde o programa Banda Larga nas Escolas está funcionando já têm seus laboratórios de informática e, ao longo deste ano, mais 30 mil laboratórios serão entregues. Isso porque, segundo ele, há escolas que, pelo grande número de alunos, necessitam de dois e até três laboratórois e serão atendidas.
Esses laboratórios são montados como um Kit padrão, com 15 terminais de acesso e um servidor. Mas Bielschowsky ressalta que "a cultura da informática não entra imediatamente na escola, pois é preciso capacitar os professores. Por isso, os laboratorios vão sendo progressivamente utilizados, pois não adianta mandar um laboratório para uma escola que não tem tal cultura instalada".
Ele destaca ainda que os laboratórios estão sendo enviados até mesmo para as escolas rurais, que não estão incluídas no Banda Larga nas Escolas mas são atendidas pelo Ministério das Comunicações por meio do programa Gessac, via satélite, e que podem vir a ser atendidas também pela telefonia celular, conforme estudos em andamento no Ministério do Planejamento. São mais 70 mil instituições, onde não é possível levar a banda larga por meio de cabos , devido ás dificuldades de acesso nas zonas rurais. O secretário garante que, até o final de 2010, 92% da população escolar brasileira pública urbana e rural, estará atendida com acesso de alta velocidade à Internet, incluindo as 64.879 do programa Banda Larga nas Escolas e mais cerca de 10 mil escolas rurais atendidas via satélite.
Oi Flávia!!
ResponderExcluirAinda bem que a educação anda a toda por aí!! utilizar a internet como recurso para acabar com a evasão escolar é simplesmente uma idéia genial... Espero que muitos copiem e a era digital seja realidade na vida de muitos excluídos!
Um gde abraço.
Olá Flavia!!
ResponderExcluirSua materia esta otima. Ainda bem que se percebe que não basta levar os equipamentos para as escolas. que se faz necessario uma capacitação para que tanto educando quanto educador possam concretizar um bom usufruto destes, em prol de uma educação inclusiva e atualizada!
bjsss!!
Oi Flávia!!!
ResponderExcluirÉ bastante motivador, para nós professores, saber que o Ministério da Educação está empenhado no processo de inclusão digital.
Me chamou a atenção a consciência do Secretário de Educação à Distância do MEC, quando ele nos aponta a necessidade de desenvolvermos a "cultura da informática". A capacitação dos professores é que dará vida ao projeto.
Saber que a zona rural também é contemplada com laboratórios, assegura o enunciado da matéria uma vez que, falar de inclusão digital e, portanto de inclusão social, é falar sim de exercício da cidadania.
Parabéns!!!
Beijo,
Patrícia de Sousa Soares - 20091608060
Flávia seu blog trouxe muitas informações importantes para os professores em relação ao sonho da inclusão digital.
ResponderExcluirBjos!!!
JOselma Canedo Coutinho - 20091608498
Parabéns! Seu blog está muito bem elaborado e ele trata sobre um assunto muito importante na nossa realidade. Secesso!!!
ResponderExcluirOi...HORA DA EDUCAÇÃO...bem interessante...como professores e estudantes de um curso a Distância temos que reconhecer a importância da tecnologia em nossa vida...temos também que valorizar as políticas públicas que tem trazido melhorias para as escolas no que tange aos recursos tecnológicos...As informações de seu blog são valiosas pois nos esclarece a respeito da inclusão digital em escolas públicas que muito nos chama a atenção.Um abraço!
ResponderExcluir